terça-feira, 23 de junho de 2009

LEMBRANÇAS DE UMA VIDA COMUM 7

LEMBRANÇAS DE UMA VIDA COMUM
Ou 'Como acabar com a sua pose de durão em 20 capítulos'.

CAPÍTULO 7: Amigos.

O que é um amigo para você? Amigo para mim é aquela pessoa com quem posso contar para qualquer coisa, à qualquer hora. Que está ao meu lado sempre, para o que der e vier. Sem amarras. Sem interesses.

Em quase trinta e um anos de vida eu tive apenas cinco amigos. Cinco. Conheci muitas pessoas e tive grandes companheiros de escola e trabalho, mas somente eles se encaixaram na descrição acima.

André, Joel, Cristina, Paula e Luiz.

André cresceu comigo em Paramirim. Meu único e verdadeiro amigo de infância. Morávamos perto e mesmo depois que mudei de casa, no final de 1986, ele permaneceu sendo meu parceiro até a minha vinda para São Paulo. Passamos muita coisa juntos, incluindo aí o falecimento de sua mãe, Dolores. Um grande amigo. O revi apenas uma das três vezes em que voltei à cidade, mas ainda continua o mesmo. Impressionante como caráter é um troço que não se perde com o tempo.

O Joel foi meu primeiro amigo em Sampa. Estudamos juntos no Alarico. Porra loca, como eu, ele acabou se tornando um dos principais responsáveis por minha 'adaptação' a cidade. Em contrapartida, foi também o responsável por me apresentar às drogas. O que fiz depois, lógico, foi opção minha. Nada que apague o que a amizade dele representou pra mim. Perdi contato quando o infeliz saiu da Praça Marechal Deodoro e foi morar na divisa de São Paulo com Diadema, lá na casa do caralho. Na última vez em que nos falamos - a long time ago - soube que estava na faculdade, querendo virar enfermeiro e ir morar nos Estados Unidos. Espero que tenha conseguido.

Cristina Flohr, a Cris, foi um caso diferente. Nos conhecemos no treinamento da CSU/Natura, onde ela ficou apenas 3 meses. Mas mantivemos contato por muito tempo depois disso, o que não aconteceu com a maioria das pessoas com quem trabalhei ali. Dividimos muita coisa e ela me ajudou nos dois momentos em que tomei no nabo por causa de mulher (rs). A Cris é sensacional, merece muito ser feliz e terá em mim sempre um amigo pra toda hora.

Namorada, noiva, mulher, amante, amiga. A Paula foi tudo isso. Dividimos muito mais que uma cama e alguns sonhos. Dividimos nossas vidas. Alegrias, tristezas, inquietações, segredos. Nunca me senti tão seguro em compartilhar algo com alguém como com ela. E pelo que ela me disse, quando ainda estava "sóbria", a recíproca era verdadeira. Até hoje eu não entendo que diabos aconteceu com ela!. Minha grande companheira. Com problemas que só dividia comigo. Fiz o que pude, acho. Paciência.

Last but not least, Luiz Fernando. Mr. Come Original. O Luiz é meu irmão mais novo. Moleque gente boa e que sabe valorizar a nossa amizade. Além disso, porra, meu principal parceiro de baladas e descaralhadas. Também nos conhecemos na CSU. De família humilde e nordestina como a minha, ele aprendeu desde sempre a valorizar as coisas que realmente importam. Mano, conte sempre comigo, seja para ouvir problemas e curá-los na balada, seja para viajar 500km interior adentro só para certificar-se de que está fazendo a coisa certa.

Não preciso de um milhão de amigos. Preciso só de uma meia dúzia daqueles de verdade.

André, Joel, Cris, Paula, Luiz. Muito obrigado.

São Paulo, 15 de Abril de 2009. 16 dias e contando.

Nenhum comentário: